A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo demonstrou em evento da passagem de Comando muita galhardia e um nível de altíssimo nível profissional.
Parabéns a todos!
#PORNAVAL
Solenidade de passagem de Comando Secretaria Municipal de Segurança Urbana, realizou no Centro de Formação em Segurança Urbana, a Solenidade de passagem de Comando da Guarda Civil Metropolitana
Na manhã do último sábado, (17) foi realizada Passagem de Comando da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. O Inspetor Adelson de Souza passou o Comando para o Inspetor Carlos Alexandre Braga. A cerimônia aconteceu no Centro de Formação da GCM com a presença do Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, Adjunto Heni Ozi Cukier, Chefe de Gabinete, Fernando César Lorencini, Corregedor, Luiz Augusto Aguiar, adjunto Dr. Freitas, além de diretores de departamentos e programas da SMSU: Cel Peixoto, Tenente Sobreira; Tenente Racorti, entre diversas autoridades.
A equipe do drone também marcou presença captando as imagens aéreas registradas no evento.
Durante pronunciamento, o secretário José Roberto saudou os ex-comandantes presentes e desejou boas-vindas ao novo Comandante dizendo que o trabalho é uma construção em conjunto e a nova gestão vem mostrando os resultados desses esforços. Um dos exemplos a ser citados foi a contratação de 500 guardas e outros 500 que serão convocados nos próximos meses.
A cerimônia também contou com o desfile de apresentação da tropa.
GUARDAS MUNICIPAIS PODEM REALIZAR POLICIAMENTO OSTENSIVO
#Avisoaosnavegantes
No dia 12/12/2024 aconteceu no STF mais uma sessão de julgamento sobre as atribuições das Guardas Municipais, e nos parece que a a justiça será feita em prol do povo brasileiro que tanto clama por segurança pública.
Ainda em andamento, o STF em data posterior vai retomar o julgamento adiando.
O caso é de grande repercussão e acontece justamente porque o Congresso Nacional de forma Omissa e por excesso de CORPORATIVISMO não coloca em pauta os Projetos que dariam a solução ao caso. Vamos acompanhar!
Nesta semana chega a informação de que no dia 12/12/2024, teremos o julgamento da RE 608588 no STF, onde notamos algumas mudanças e por isso, preocupado com a FENEME, postamos este vídeo para que todos tenham conhecimento e possam também COMENTAR suas opiniões.
Assunto: STF analisará os limites de atuação das Câmaras de Vereadores para legislar sobre as atribuições das guardas municipais.
Relator: Para o relator do RE, ministro Luiz Fux, a reserva de lei prevista no dispositivo constitucional, § 8° do artigo 144, é muito abrangente, por isso é preciso que o STF defina “parâmetros objetivos e seguros” que possam nortear o legislador local.Data de Andamento relevante:19/02/2021 Andamento: Despacho Observações: “(…) Dê-se vista dos autos à Procuradoria Geral da República, para elaboração de parecer, consignando o reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional em debate.”
Data de Andamento relevante: 10/03/2021 Andamento: Manifestação do PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA:
Considerados a sistemática da repercussão geral e os efeitos do julgamento deste recurso em relação aos demais casos que tratem ou venham a tratar do mesmo tema, sugere a fixação da seguinte tese: É inconstitucional lei que outorgue à Guarda Municipal atribuições que extrapolem a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, a exemplo das atividades de policiamento ostensivo fora desse contexto, de polícia judiciária e de apuração de infrações penais. Brasília, data da assinatura digital. Augusto Aras Procurador-Geral da República.