Mauricio Domingues da Silva (Naval):
Quem é Maurício Naval?
Maurício Naval é uma figura conhecida e admirada por sua luta pela segurança e pela vida, é Presidente da ONG SOS Segurança da Vida, Líder da Marcha Azul Marinho em todo o Brasil, é escritor e autor do livro “Guardas Municipais – A Revolução na Segurança Pública Inspetor de Divisão da Guarda Civil Metropolitana -SP, foi Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil entre outras qualificações deste ilustre representante de uma categoria tão sofrida e negligenciada pelas autoridades, contudo, poucas pessoas conhecem sua trajetória e os caminhos que o trouxeram ao papel de legitimo representante das lutas pelas Guardas Municipais em todo o Brasil.
Nascido em berço humilde, filho de lavradores na Cidade de Campestre no interior de Minas Gerais, chegou em São Paulo, muito novo com 6 anos de idade, residiu em moradias simples primeiro na região de Carrão Zona Leste e depois em São Remo próximo a USP.
Desde cedo teve que aprender a vida não é fácil para quem vive em periferias, sentiu na pele a dificuldade de encontrar emprego e a tristeza de não poder ajudar os pais como gostaria e como seus pais mereciam.
Após muita luta seus pais puderam comprar um pequeno terreno na Cidade de Carapicuíba, uma conquista alcançada com muito suor e perseverança a pesar do alto grau de pobreza.
Empenhou-se aos estudos com dificuldades, as vezes sem material escolar, mas após muito sacrifício formou-se no antigo colegial e aos 17 anos prestou concurso público e entrou para a Marinha do Brasil e tornou-se Fuzileiro Naval.
Apaixonou-se pelo serviço público e ao finalizar a prestação de seu serviço à Nação, soube que na Cidade de São Paulo, uma nova corporação de segurança estava sendo criada, a Guarda Civil Metropolitana. Inscreveu-se e foi aprovado na seleção tornando-se um dos pioneiros da GCM na histórica formação primeira turma de guardas.
Formou-se em Educação Física e posteriormente em Gestão de Segurança Pública, casou-se e teve três filhos.
Sua vida mudou tragicamente.
Em um intervalo de 10 meses teve seus filhos levados pela violência, cruelmente assassinados por traficantes.
O Primeiro, Max, foi executado com 8 tiros apenas por ter iniciado um namoro com uma moça que era objeto de desejo de um traficante.
Apenas 24 dias após a triste despedida de Max, Davidson, o segundo filho foi assassinado com 2 tiros nas costas enquanto soltava pipa.
E 10 meses após a morte de Max e Davidson, Maxwell o caçula também foi assassinado, com apena 17 anos de idade.
A tragédia familiar quase lhe tirou o desejo de viver. Encontrou forças na fé em Deus na luta por segurança, no compromisso pessoal de impedir que outras famílias fossem destruídas nas mãos da criminalidade.
Fundou a ONG SOS Segurança da Vida, Criou a Marcha Azul Marinho e percorre desde então por todo o território Brasileiro, sem auxílio financeiro, seja público ou privado, apenas com seus próprios recursos e seu desejo de mudança, ajudando cidades a criar sua própria Guarda Municipal para ajudar a proteger seus cidadãos e auxiliando cidades que já possuíam Guardas Municipais a valorizar a importância desses nobres agentes de segurança no âmbito Municipal.
Acredita veemente que a solução para a segurança pública está na participação das Guardas Municipais, pois está próxima do cidadão, das escolas e de hospitais, e conhecem os problemas de suas cidades.
Dentre suas obras, destaca-se o livro “Guardas Municipais – A Revolução na Segurança Pública”, um documento completo que leva a prefeitos e autoridades públicas todo um arcabouço jurídico para criação e manutenção de Guardas Municipais.
Sua luta diária lhes trouxe amigos e seguidores tem a cada dia tem superado o número de milhares, e a pedido dessa grande família, ele aceitou um grande desafio… tornou-se Candidato à Deputado Federal.