www.guardasmunicipais.com.br

Portal Das Guardas Municipais

Violência Requer Prevenção

Guarda Civil Metropolitana tem novo comandante
O prefeito de São Paulo, nomeou nesta sexta-feira, 08, a Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza como Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana. A comandante geral ingressou na Instituição em 1986, como GCMf 3ª classe, fazendo parte da 1ª turma do Corpo Feminino da GCM. Passou por todos os cargos da carreira, foi Classe Especial, Classe Distinta, Inspetora, Inspetora de Divisão, Inspetora de Agrupamento, alcançando o

posto mais elevado, de Inspetora Superintendente. É Bacharel em Fisioterapia e Filosofia, sendo especialista em reabilitação com Pós-Graduação em Medicina Tradicional Chinesa.
A Comandante atua como instrutora de ética na Academia de Formação em Segurança Urbana, onde prepara os novos guardas que vão atuar na cidade.

Ela também foi responsável pela operacionalização de diversos programas que envolvem a gestão integrada com outros órgãos ligados à segurança, como o Programa Guardiã Maria da Penha, atividade que, em parceria com o Ministério Público, vem se destacando com diversas ações voltadas à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Metropolitana; o Programa de Mediação de Conflitos, em que agentes da GCM oferecem assistência à população para que, por meio do diálogo, se chegue à resolução de conflitos, fora da esfera judicial; A Campanha do Desarmamento que, desde 2009, recolheu quase dez mil armas na cidade de São Paulo. O número, segundo estudos do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) representa cerca de 555 vidas poupadas no período.