www.guardasmunicipais.com.br

O Maior Portal de Guardas Municipais do Mundo

Violência Requer Prevenção


Publicações


 

#AVISOAOSNAVEGANTES - 20/01/2018

Parece brincadeira nosso título, mas na verdade através desta matéria rendo homenagens aos Guardas Municipais de Itararé/SP, que voluntariamente e de folga se dispuseram a compor uma equipe de Guias para resgatar um grupo de turistas, no qual duas companheiras da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo se encontravam ilhadas também.

Este trabalho enaltece as Guardas Municipais de todo o Brasil, demonstra o quanto estamos preparados para qualquer situação e prontos para garantir a segurança de nossa sociedade em quaisquer circunstâncias.

Parabéns pela atitude!

#PORNAVAL

Turistas ficam ilhados na Trilha das cachoeiras e são resgatados por Guias de Itararé.

No sábado (13), por volta das 23h o coordenador de cultura de Itararé e também guia experiente, Alisson Riveli, recebeu a ligação da esposa de um guia turístico de Sengés relatando que marido Anderson havia saído às 8h da manhã e ainda não haviam retornado e em contato com o hotel o motorista da Kombi que levou o grupo havia retornado sem o grupo de 13 turistas

Prontamente, Riveli organizou uma equipe com guias experientes de Itararé que contou com Marcio Neilor, Paulinho Perucio (Guarda Municipal com treinamento de bombeiro), Fabio Dias (Guarda Municipal) e Wagner (Genro da Dona Augusta – do café da trilha) . Todos estavam de folga e foram voluntários para ajudar no resgate.

A suspeita era que o grupo de turista poderia estar ilhados em algum ponto da trilha em função do volume dos rios que teriam que cruzar, sendo assim, informaram o corpo de bombeiros e partiram para a trilha com o objetivo de encontrá-los.

O grupo de resgate teve muita dificuldade para atravessar os rios, tendo que improvisar pontes cortando árvores das margens.

Felizmente, depois de 8 km, conseguiram encontrar o grupo por volta das 3h da manhã do dia 14 confirmando a suspeita de que estavam ilhados.

Anderson, o guia turístico de Sengés que acompanhava o grupo, realizou todo o protocolo para uma situação desta natureza em que os rios aumentam o volume durante o passeio e manteve o grupo em segurança até a chegada do socorro.

A equipe percebeu que não estava seguro para atravessar o rio, então após tranquilizar o grupo, retornaram a um ponto da trilha onde pega sinal de Celular para comunicar o corpo de Bombeiros de Jaguariaíva que comunicou que só iriam para o resgate a partir das 8h da manhã.


Depois de verificar que todos estavam bem, iniciou-se uma busca por um local seguro para fazer a travessia para o retorno, mas somente, como o nascer do dia foi que puderam encontrar um local seguro e realizar o resgate com segurança.

Fica o alerta a todos da importância de contar com uma equipe de guias experientes para aproveitar da melhor maneira possível dos atrativos turísticos da região. Os guias turísticos da região de Itararé e Sengés são todos capacitados e capazes de tomar as melhores decisões em caso de algum problema.

Parabéns a todos os envolvidos no belo trabalho de resgate e também ao guia Anderson de Sengés que soube manter o grupo em segurança até a chegada do apoio.

Fonte: http://www.virtualguia.com.br/n/turistas-ficam-ilhados-na-trilha-das-cachoeiras-e-sao-resgatados-por-guias-de-itarare