www.guardasmunicipais.com.br

O Maior Portal de Guardas Municipais do Mundo

Violência Requer Prevenção

Marcha Azul Marinho
É uma Mobilização Nacional de cunho Social, Cultural e Científico


 

Marcha Azul Marinho, um movimento nacional em busca da paz social pelas Guardas Municipais
Segue sob a ótica de um guerreiro, meu irmão Carlos André, da GM de São Miguel dos Campos/AL, o significado da MARCHA AZUL MARINHO NO BRASIL, é por isso que tenho certeza absoluta que o Brasil já tem a sua POLICIA MUNICIPAL. Viva as GUARDAS MUNICIPAIS! E NO DIA 03 DE JUNHO VAMOS TODOS A BRASÍLIA...VII MARCHA AZUL MARINHO À BRASILIA...ORGANIZE JÁ A SUA CARAVANA...NÃO PERCA!

Por Naval


55f6a45a38b0ad307ae0445f6c8229a5MARCHA AZUL MARINHO: Um novo tempo para as Guardas Municipais e para a Segurança Pública no Brasil.

Aproximadamente às 12 horas do dia 26 de Março próximo, desembarcava no aeroporto Zumbi dos Palmares em Alagoas, para mais uma jornada de compromissos em prol das Guardas Municipais, um dos maiores ícones da luta pela valorização da categoria, Maurício Domingues da Silva, o Naval. Com uma agenda movimentada que incluía, entre almoço com autoridades locais e a coordenação da 1ª Marcha Azul Marinho, como também, entrevista na Rádio 96,5 Fm.

O evento carro chefe que trouxe Naval à Alagoas, a 1ª Marcha Azul Marinho, um sonho antigo, sobretudo, daqueles Gm's Alagoanos que a tempos não se entregam diante das inúmeras irregularidades.

Decepções a parte, o evento, a "1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas", teve início com a concentração na praça principal da Cidade de São Miguel dos Campos, onde as caravanas advindas das mais diversas cidades do interior e também da capital, Maceió, como também de outros Estados da Federação, chegavam com dezenas de guardas municipais, vestidos em seus tradicionais trajes de cor azul marinho, sejam eles de combate, de passeio, rajados, enfim, aos poucos, o que eram dezenas, tornaram-se centenas, numa visível demonstração de unidade,

Entre corporações tão distantes geograficamente, mas tão próximas em prol de um mesmo objetivo. que cercam as corporações pelo Estado à fora, principalmente, as que envolvem Guarda que sediou a 1ª Marcha Azul Marinho, São Miguel dos Campos, envolta em dezenas de irregularidades, que ficaram expostas durante todo o evento: Ausência de fardamento, mesmo com um orçamento de 3.900,00, ( três milhões e novecentos mil reais), além de viaturas em estado deplorável, e aquilo que ficou mais evidente durante o seminário, a ausência total, não só de representantes do poder executivo, mas acreditem, do Secretário de Segurança Urbana, aquele que deveria ser o mais interessado. Vai entender.

10153926 436947699774386 262233776 nA concentração, em suma, foi um momento muito especial, onde as delegações e seus respectivos comandantes ou mesmo secretários, como também, as autoridades que se fizeram presentes, aproveitaram o ensejo, não só para confraternizar com as demais delegações, mas principalmente, para conhecer de perto o Mineirinho de Campestre, que, de forma íntegra e corajosa, tem caminhado pelo Brasil a fora, numa busca incessante pela valorização das Guardas Municipais e, sobretudo, pela conscientização da sociedade de que, o combate à violência, requer sangue novo, o sangue azul das Guardas Municipais, uma instituição que cresce a cada dia, consolidando-se como aquela que melhor adequa-se às novas realidades da segurança pública, sobretudo, no trato com as comunidades, justamente onde atua diretamente a Guarda Municipal, salvaguardando o patrimônio público municipal, e, consequentemente, o seu maior bem, o contribuinte.

Por volta das 10:30, após o devido posicionamento das tropas presentes, e um lindo momento de fé, em que o Companheiro Naval, diante de todos

Gm's, e em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, conduziu-os a orar em agradecimento à Deus pelas bênçãos derramadas e, principalmente, pela graça de poder contemplar tão grandioso evento em terras Alagoanas.

Enfim, dar-se início a 1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas, ao som da banda musical do Corpo de Bombeiros Militar, embalando e conduzindo uma extensa massa de guerreiros azuis marinho, pelas ruas do centro da Cidade de São Miguel dos Campos. Na organização geral, com liderança, de olhos atentos e vigilantes, estava Maurício Domingues, um incansável guerreiro que, em meio a tudo, não desperdiçava a oportunidade de explicar aos lojistas e munícipes que encontravam-se no caminho da marcha, as razões da realização daquele evento, convidando-os para se fazerem presentes ao Fórum da Cidade para prestigiar o seminário.

1503335 493165710787803 1963544531 nO seminário, com a competente apresentação do jornalista Luiz Hamiltom, foi a coroação da 1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas, onde tivemos o privilégio de contar com a presença de personalidades políticas, tais como o ex-Prefeito de Coruripe Max Beltrão, entre outras, e presidindo a mesa, o Ex-secretário de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos, Walmore Tenório Jatobá, que também patrocinou o evento.

Mas, na verdade, o momento mais esperado do evento, sem dúvida, era a palestra a ser ministrada pelo Guarda Municipal e idealizador da Marcha Azul Marinho, Maurício Domingues, o Naval. Os Guardas Municipais Alagoanos ansiavam por conhecer de perto o trabalho desse Ícone representativo das lutas da categoria pelo país a fora.

Enfim, Naval inicia sua palestra, levando os presentes a uma viagem histórica desde a origem das polícias no Brasil, até a criação das Guardas Municipais, como também, todo o processo de criação da PEC 534 e a recém-aprovada PL 1332/3.

A 1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas, de forma efetiva, provocou uma positiva mobilização por parte das mais diversas lideranças que compõem as inúmeras corporações do Estado Alagoano como um todo, numa clara demonstração de que, definitivamente, Alagoas, no universo que envolve as Guardas Municipais, dá início a um novo tempo.

Verdadeiramente, ao longo desses mais de seis anos de Marcha Azul Marinho, nossas corporações, Brasil a fora, sobretudo, aquelas que abraçaram o movimento Azul Marinho, na maioria dos casos, conseguiram inúmeros e significativos avanços que, na prática, representaram e continuam representando passos importantes, rumo a nossa tão almejada regulamentação.

10150684 4031506321664 2038170177 nParabéns a todos os guerreiros e guerreiras que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que pudéssemos chegar a esse momento, em que margeamos a conquista de nossos objetivos. Em especial, ao guerreiro e amigo Maurício Domingues, O Naval, pela postura de liderança, sempre presente e marcante, como incansável General a frente da tropa, conduzindo e norteando nossos passos nessa batalha tão desgastante, mas sobretudo, prazerosa, na certeza de que, a cada dia, com o engajamento de dezenas de novos companheiros, tornamo-nos mais fortes e, principalmente, vencedores.

Salve a Nação Azul Marinho!

Carlos André S. Santos, Guarda Municipal da Cidade de São Miguel dos Campos, graduado em Recursos Humanos Estratégicos na Faculdade Alagoana de Administração, e graduando em Segurança Pública na Faculdade Estácio de Sá.

 

 

 

 

Idealizador

Mauricio Domingues da Silva (Naval)
Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Especialista em Segurança Pública
Autor do Livro Guardas Municipais - A Revolução na Segurança Pública