www.guardasmunicipais.com.br

Portal Das Guardas Municipais

Violência Requer Prevenção

Idealizador


Mauricio Domingues da Silva (Naval):

Quem é Maurício Naval?

Maurício Naval é uma figura conhecida e admirada por sua luta pela segurança e pela vida, é Presidente da ONG SOS Segurança da Vida, Líder da Marcha Azul Marinho em todo o Brasil, é escritor e autor do livro “Guardas Municipais – A Revolução na Segurança Pública Inspetor de Divisão da Guarda Civil Metropolitana -SP, foi Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil entre outras qualificações deste ilustre representante de uma categoria tão sofrida e negligenciada pelas autoridades, contudo, poucas pessoas conhecem sua trajetória e os caminhos que o trouxeram ao papel de legitimo representante das lutas pelas Guardas Municipais em todo o Brasil.

Nascido em berço humilde, filho de lavradores na Cidade de Campestre no interior de Minas Gerais, chegou em São Paulo, muito novo com 6 anos de idade, residiu em moradias simples primeiro na região de Carrão Zona Leste e depois em São Remo próximo a USP.

Desde cedo teve que aprender a vida não é fácil para quem vive em periferias, sentiu na pele a dificuldade de encontrar emprego e a tristeza de não poder ajudar os pais como gostaria e como seus pais mereciam.

Após muita luta seus pais puderam comprar um pequeno terreno na Cidade de Carapicuíba, uma conquista alcançada com muito suor e perseverança a pesar do alto grau de pobreza.

Empenhou-se aos estudos com dificuldades, as vezes sem material escolar, mas após muito sacrifício formou-se no antigo colegial e aos 17 anos prestou concurso público e entrou para a Marinha do Brasil e tornou-se Fuzileiro Naval.

Apaixonou-se pelo serviço público e ao finalizar a prestação de seu serviço à Nação, soube que na Cidade de São Paulo, uma nova corporação de segurança estava sendo criada, a Guarda Civil Metropolitana. Inscreveu-se e foi aprovado na seleção tornando-se um dos pioneiros da GCM na histórica formação primeira turma de guardas.

Formou-se em Educação Física e posteriormente em Gestão de Segurança Pública, casou-se e teve três filhos.

Sua vida mudou tragicamente.
Em um intervalo de 10 meses teve seus filhos levados pela violência, cruelmente assassinados por traficantes.
O Primeiro, Max, foi executado com 8 tiros apenas por ter iniciado um namoro com uma moça que era objeto de desejo de um traficante.
Apenas 24 dias após a triste despedida de Max, Davidson, o segundo filho foi assassinado com 2 tiros nas costas enquanto soltava pipa.
E 10 meses após a morte de Max e Davidson, Maxwell o caçula também foi assassinado, com apena 17 anos de idade.
A tragédia familiar quase lhe tirou o desejo de viver. Encontrou forças na fé em Deus na luta por segurança, no compromisso pessoal de impedir que outras famílias fossem destruídas nas mãos da criminalidade.

Fundou a ONG SOS Segurança da Vida, Criou a Marcha Azul Marinho e percorre desde então por todo o território Brasileiro, sem auxílio financeiro, seja público ou privado, apenas com seus próprios recursos e seu desejo de mudança, ajudando cidades a criar sua própria Guarda Municipal para ajudar a proteger seus cidadãos e auxiliando cidades que já possuíam Guardas Municipais a valorizar a importância desses nobres agentes de segurança no âmbito Municipal.

Acredita veemente que a solução para a segurança pública está na participação das Guardas Municipais, pois está próxima do cidadão, das escolas e de hospitais, e conhecem os problemas de suas cidades.

Dentre suas obras, destaca-se o livro “Guardas Municipais – A Revolução na Segurança Pública”, um documento completo que leva a prefeitos e autoridades públicas todo um arcabouço jurídico para criação e manutenção de Guardas Municipais.

Sua luta diária lhes trouxe amigos e seguidores tem a cada dia tem superado o número de milhares, e a pedido dessa grande família, ele aceitou um grande desafio... tornou-se Candidato à Deputado Federal.




  
 
 
 

Idealizador

Mauricio Domingues da Silva (Naval)
Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Especialista em Segurança Pública
Autor do Livro Guardas Municipais - A Revolução na Segurança Pública