Connect with us

Notícias

Órgãos da Secretaria de Segurança em Ponta Grossa coletou reclamações sobre atuação de guardas e resolveu 92% das denúncias

A Corregedoria da Guarda Municipal e a Ouvidoria-Geral da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública encerram o ano de 2014 com 92% dos casos concluídos e resolvidos. Este ano o setor instaurou 38 procedimentos. Destes, 35 foram finalizados com resolução e três estão em fase de conclusão. Os dados foram repassados pela Secretaria de Segurança do município.

O setor foi criado em setembro do ano passado para receber denúncias da população, tanto

relacionadas a crimes, como à atuação dos guardas municipais. “Este é o nosso canal direto com a população”, diz o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato. Todo o procedimento é sigiloso e a população pode fazer sua queixa, denúncia ou sugestão diretamente ao ouvidor ou corregedor, na sede da Secretaria (rua Balduíno Taques, 400 – antigo Clube Guaíra – segundo andar) ou pelos telefones 0800-643-2626 e 153.

A Ouvidoria e Corregedoria atuam no controle externo e interno da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. O controle externo vai averiguar denúncias de crimes na cidade e o interno apura a conduta do profissional que atua na Guarda Municipal, na vida profissional e na privada. “O guarda municipal é policial 24 horas por dia, portanto sua conduta deve ser sempre a mais correta”, diz o corregedor Julio Cezar de Souza Santos.

A maior parte das reclamações que chega até o setor é sobre a atuação de guardas municipais. Todas são verificadas, mas, segundo Santos, muitas são infundadas. E para as que procedem, depois de apurados os fatos pela Corregedoria, é aberto processo investigativo, que culmina em sanções disciplinares, que vão de advertência a demissão. “Essas ações dão mais segurança para a população, pois ela tem um órgão fiscalizador das ações da Secretaria”, diz Santos. De acordo com ele, a maior parte das reclamações procedentes da conduta dos profissionais foi resolvida com orientações ao servidor.

A denúncia externa, que chega pela Ouvidoria, tem frequência bem menor. O ouvidor Pedro Henrique Sebastião acredita que isso se deve ao pouco tempo de existência deste meio de comunicação. “A população ainda não se acostumou com este canal com a Secretaria de Cidadania e Segurança, mas é importante que todos saibam que estamos aqui para ouvir, averiguar e, se necessário, tomar as medidas cabíveis. É desta forma que a população também pode ajudar na segurança de Ponta Grossa”, afirma o ouvidor. De acordo com ele, as queixas mais recebidas pelo setor são relacionadas a tráfico de drogas e vandalismo.

Foi a partir de uma denúncia feita através da Ouvidoria que a comunidade do Jardim Amália conseguiu amenizar os problemas que vinham ocorrendo na região. Segundo Sebastião, a Ouvidoria recebeu denúncia sobre tráfico de drogas, furto, roubo e lesão corporal na comunidade. Imediatamente, a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública encaminhou ofício para outros órgãos de segurança pedindo providências e determinou patrulhamento mais constante da Guarda Municipal no local. “A solução foi eficaz, pois não houve mais reclamações oficiais vindas do Jardim Amália”, assegura Sebastião.

Continue Lendo

Notícias

GUARDAS MUNICIPAIS PODEM REALIZAR POLICIAMENTO OSTENSIVO

#Avisoaosnavegantes

No dia 12/12/2024 aconteceu no STF mais uma sessão de julgamento sobre as atribuições das Guardas Municipais, e nos parece que a a justiça será feita em prol do povo brasileiro que tanto clama por segurança pública.

Ainda em andamento, o STF em data posterior vai retomar o julgamento adiando.

O caso é de grande repercussão e acontece justamente porque o Congresso Nacional de forma Omissa e por excesso de CORPORATIVISMO não coloca em pauta os Projetos que dariam a solução ao caso. Vamos acompanhar!

#Naval

Fonte: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/apos-novos-votos-stf-suspende-julgamento-sobre-atribuicao-da-guarda-municipal-de-sao-paulo/

Continue Lendo

NOTÍCIAS

JULGAMENTO AGENDADO PARA 12/12/2024

#Avisoaosnavegantes

Nesta semana chega a informação de que no dia 12/12/2024, teremos o julgamento da RE 608588 no STF, onde notamos algumas mudanças e por isso, preocupado com a FENEME, postamos este vídeo para que todos tenham conhecimento e possam também COMENTAR suas opiniões.

#naval#navalpelaguardamunicipal @cnnpolitica @mundodascriancas.jundiai @criandomentores @empoderamentoadolescentes

ATENÇÃO GCMs

JULGAMENTO AGENDADO PARA 12/12/2024 RE 608588

Assunto: STF analisará os limites de atuação das Câmaras de Vereadores para legislar sobre as atribuições das guardas municipais.

Relator: Para o relator do RE, ministro Luiz Fux, a reserva de lei prevista no dispositivo constitucional, § 8° do artigo 144, é muito abrangente, por isso é preciso que o STF defina “parâmetros objetivos e seguros” que possam nortear o legislador local.Data de Andamento relevante:19/02/2021 Andamento: Despacho Observações: “(…) Dê-se vista dos autos à Procuradoria Geral da República, para elaboração de parecer, consignando o reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional em debate.”

Data de Andamento relevante: 10/03/2021 Andamento: Manifestação do PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA:

Considerados a sistemática da repercussão geral e os efeitos do julgamento deste recurso em relação aos demais casos que tratem ou venham a tratar do mesmo tema, sugere a fixação da seguinte tese: É inconstitucional lei que outorgue à Guarda Municipal atribuições que extrapolem a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, a exemplo das atividades de policiamento ostensivo fora desse contexto, de polícia judiciária e de apuração de infrações penais. Brasília, data da assinatura digital. Augusto Aras Procurador-Geral da República.

http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=3832832

By Inspetor Fernando Lourenço GCM de Macapá

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates