Connect with us

Notícias

Olimpíada das Guardas Municipais valoriza a prática esportiva e abre competições

Mogi das Cruzes recebeu no domingo (07/04) o primeiro dia de competições das 10ª Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo, com as disputas de tênis de mesa e futebol. A cerimônia de abertura aconteceu pela manhã, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, com a presença do prefeito Marcus Melo, do secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues.

“O esporte fortalece os vínculos entre as pessoas, permite a melhoria da saúde e fortalece os laços que nos unem. Esta Olimpíada tem um significado muito importante para a nossa cidade por estas características. É também um momento de integração entre as Guardas Municipais de várias regiões do estado de São Paulo”, destacou Marcus Melo.

O prefeito lembrou ainda que Mogi das Cruzes vem investindo no fortalecimento do trabalho da Guarda Municipal, com a ampliação do efetivo, a entrega de 27 novas viaturas e a criação de novos serviços, como a Patrulha Maria da Penha, a Ronda Escolar e a Patrulha Rural. Em março, 40 novos guardas municipais terminaram o treinamento e passaram a atuar nas ruas e, ainda neste ano, existe a previsão para a contratação de mais 40 guardas.

“Temos o objetivo de fortalecer o trabalho da Guarda Municipal e oferecer mais segurança à nossa cidade. Este é um trabalho contínuo que é feito para que nossos guardas possam proteger as pessoas e para que tenhamos uma sociedade mais justa e segura”, disse.

O secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues, destacou a importância da prática esportiva para o dia a dia das pessoas e elogiou a iniciativa das 10ª Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo. “Sabemos da importância que o esporte tem na vida do cidadão e hoje vemos uma prova disso. As Guardas Municipais estão de parabéns por este evento, que tem todo o nosso apoio”, afirmou.

O evento teve o acendimento da pira olímpica feito pela comandante da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, Thais Nascimento. Antes, a tocha foi conduzida pelo secretário municipal de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes, Nilo Guimarães, pelo secretário estadual Aildo Rodrigues e pelo guarda municipal Lenivaldo Castro. A Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e a banda do Cempre Professor José Limongi Sobrinho também estiveram presentes.

A cerimônia de abertura também contou com a participação da presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, do vice-prefeito Juliano Abe, do deputado federal Marco Bertaiolli, dos deputados estaduais Estevam Galvão e Jorge Wilson, dos vereadores Cláudio Miyake, Marcos Furlan, Pedro Komura, Jean Lopes e Rodrigo Romão, além de secretários municipais, comandantes de Guardas Municipais e autoridades.

Ao todo, 28 cidades participam das 10ª Olimpíadas das Guardas Civis Municipais. A cidade será a sede de cinco modalidades, que serão realizadas em três finais de semanas consecutivos.

Competições

Ainda no domingo (07/04), aconteceram as primeiras competições das 10ª Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo. No tênis de mesa masculino, o título ficou com Fábio Montaghini, de Santo André. Everton de Deus, de Jacareí, foi o segundo colocado e Antônio Marcos, de São Paulo, terceiro. Já no feminino, Patrícia Dias, de Jacareí, foi a primeira colocada, seguida por Ubiraneide Rodrigues Machado, de São Paulo, e Eliane Amorim, de Itaquaquecetuba.

No futebol masculino, a equipe campeã foi São José dos Campos, com São Bernardo do Campo em segundo e São Caetano do Sul em terceiro. Já no feminino, São Bernardo do Campo foi a vencedora, com Sumaré na segunda colocação e Mogi das Cruzes em terceiro lugar.

A programação de competições continua neste domingo, dia 14 de abril, a partir das 8 horas, com os jogos de basquete. A disputa acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no Mogilar. (Luiz Maritan)

Fonte: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/noticia/olimpiada-das-guardas-municipais-valoriza-a-pratica-esportiva-e-abre-competicoes

Continue Lendo

Notícias

GUARDAS MUNICIPAIS PODEM REALIZAR POLICIAMENTO OSTENSIVO

#Avisoaosnavegantes

No dia 12/12/2024 aconteceu no STF mais uma sessão de julgamento sobre as atribuições das Guardas Municipais, e nos parece que a a justiça será feita em prol do povo brasileiro que tanto clama por segurança pública.

Ainda em andamento, o STF em data posterior vai retomar o julgamento adiando.

O caso é de grande repercussão e acontece justamente porque o Congresso Nacional de forma Omissa e por excesso de CORPORATIVISMO não coloca em pauta os Projetos que dariam a solução ao caso. Vamos acompanhar!

#Naval

Fonte: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/apos-novos-votos-stf-suspende-julgamento-sobre-atribuicao-da-guarda-municipal-de-sao-paulo/

Continue Lendo

NOTÍCIAS

JULGAMENTO AGENDADO PARA 12/12/2024

#Avisoaosnavegantes

Nesta semana chega a informação de que no dia 12/12/2024, teremos o julgamento da RE 608588 no STF, onde notamos algumas mudanças e por isso, preocupado com a FENEME, postamos este vídeo para que todos tenham conhecimento e possam também COMENTAR suas opiniões.

#naval#navalpelaguardamunicipal @cnnpolitica @mundodascriancas.jundiai @criandomentores @empoderamentoadolescentes

ATENÇÃO GCMs

JULGAMENTO AGENDADO PARA 12/12/2024 RE 608588

Assunto: STF analisará os limites de atuação das Câmaras de Vereadores para legislar sobre as atribuições das guardas municipais.

Relator: Para o relator do RE, ministro Luiz Fux, a reserva de lei prevista no dispositivo constitucional, § 8° do artigo 144, é muito abrangente, por isso é preciso que o STF defina “parâmetros objetivos e seguros” que possam nortear o legislador local.Data de Andamento relevante:19/02/2021 Andamento: Despacho Observações: “(…) Dê-se vista dos autos à Procuradoria Geral da República, para elaboração de parecer, consignando o reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional em debate.”

Data de Andamento relevante: 10/03/2021 Andamento: Manifestação do PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA:

Considerados a sistemática da repercussão geral e os efeitos do julgamento deste recurso em relação aos demais casos que tratem ou venham a tratar do mesmo tema, sugere a fixação da seguinte tese: É inconstitucional lei que outorgue à Guarda Municipal atribuições que extrapolem a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, a exemplo das atividades de policiamento ostensivo fora desse contexto, de polícia judiciária e de apuração de infrações penais. Brasília, data da assinatura digital. Augusto Aras Procurador-Geral da República.

http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=3832832

By Inspetor Fernando Lourenço GCM de Macapá

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates