Em relação a ocorrência do dia 02/09/14, veiculada no programa cidade alerta na rede Record intitulada, “Ex-campeão de boxe morto com tiro nas costas ia vender água na Bienal do Livro” e subtítulo, “O ex-pugilista levou seis tiros após entrar em conflito com os Guardas Civis Metropolitanos”. Na realidade, Guardas Civis Metropolitanos estavam cumprindo ordens de serviço, trabalhando e ao abordarem um vendedor ambulante, foram atacados e feridos a tiros e uma pessoa faleceu.
Trata se do caso onde um camelô desafiava a lei e tentava vender produtos em local proibido pela prefeitura no Anhembi, este cidadão desrespeitou a lei, avançou e atirou nos Policiais Guardas Municipais.
Cabe aqui revelar e esclarecer alguns pontos, não queremos condenar ninguém e nem absolver, porque isso é atribuição da justiça, mas não podemos deixar de citar alguns pontos graves sobre a atitude do apresentador e seu auxiliar.
O apresentador Marcelo Rezende e seu auxiliar Percival, estes estão no papel deles, vivem da mídia, e por isso sensacionalizam mesmo, tudo que podem, porém poderiam tomar alguns cuidados, em favor da sociedade, entre eles:
Estudarem um pouco mais e conhecerem a lei 13022/14, que já deu poder de policia às Guardas Municipais, desde o dia 08 de agosto deste ano.
Em segundo lugar deveriam se ater a noticia em si e se forem tecer comentários, que o façam de forma inteligente, muitas vezes incentivam a violência, pela noticia mau informada, parece até que os Guardas Municipais são bandidos e o vendedor ambulante, que estava desafiando a lei passa a ser um herói, há aí uma inversão de valores que acaba incentivando o errado. Mesmo que sejam todos heróis.
Em terceiro lugar deveriam ter consciência da necessidade de mudarmos a segurança pública deste país e iniciarmos em conjunto, esta transformação e não ficar condenando os Policiais Municipais de forma direta, dizendo que houve excesso, deixe que estas questões, com certeza a justiça vai tomar providências, estes apresentadores não podem esquecer que num momento de insanidade o vendedor agiu de forma errada, avançando contra os Guardas Municipais e em seguida atirando. Os Guardas não tiveram outra saída a não ser atirar e fazer cessar o que poderia causar mais mortes, e, de pessoas inocentes.
Lamentamos muito o fato, mas não podemos aí, inverter os valores e denegrir toda uma categoria em um programa de grande audiência e ficarmos calados, não aceitamos este tipo de mídia e repudiamos de todas as formas, qualquer tipo de violência, principalmente contra Agentes de Segurança Pública deste país, sejam Policiais Civis, Militares ou Municipais.
Por Naval
ONG SOS Segurança Dá Vida
Av. Victório Fornazaro, 2.215 – 06397-510 – Carapicuíba – SP
Registro RTD Barueri no 205439 – Telefone: 011 984195494