Connect with us

Notícias

Naval critica modelo que não deve ser seguido pelas Guardas Municipais

#Avisoaosnavegantes

Nesta semana acompanhamos a entrega de viaturas na cidade de Itapevi/SP, uma cidade que está de parabéns pelo trabalho que desenvolve na segurança pública municipal em defesa da sociedade. Porém fui surpreendido pelas cores utilizadas na viatura de ROMU, cinza horrível, que lembra a PM paulista, é lamentável que exista gestor que ainda acha que Guarda Municipal tem que imitar PM. Oras se as Guardas Municipais foram criadas para sanar um problema na segurança pública. O que passa na cabeça deste gestor, para querer copiar o que não deu certo?

A Nação Azul Marinho repudia esta atitude, nossas cores são; AZUL MARINHO E AMARELO DOURADO. E o telefone das Guardas Municipais é o 153 (UM, CINCO, TRÊS)

#NAVAL


GCM DE ITAPEVI GANHA 13 NOVAS VIATURAS PARA AUXILIAR NO POLICIAMENTO
19 de fevereiro de 2020

Iniciativa visa atender com mais rapidez às solicitações dos moradores locais

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi ganhou, nesta terça-feira (18), aniversário de 61 anos de Itapevi, 10 novas viaturas modelo Chevrolet Spin para reforçar o policiamento nos bairros do município, além de duas Chevrolet modelo Blazer e uma Volkswagen Saveiro. O total é de 13 novos veículos para a frota da Guarda.

A iniciativa foi a 10ª das 61 ações programadas para celebrar o aniversário da cidade. A entrega simbólica foi realizada na frente da Câmara Municipal de Itapevi.

As 10 Spins serão utilizadas para o programa Ronda Regional, iniciativa que atenderá as 10 regiões subdividas e atendidas nas ações do Bairro a Bairro, a partir desta quarta-feira (19), das 11h às 20h, e em algumas localidades até as 3h da manhã.

As Blazers serão destinadas à ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e utilizadas no policiamento especializado atendendo ocorrências de maior gravidade. Já a Saveiro será utilizada pelo Grupamento Especial de Trânsito da GCM, atuando em situações de melhoria da mobilidade urbana do município.

Sobre o programa Ronda Regional

O programa surge por meio da necessidade de planejamento estratégico da Prefeitura e como forma de melhor atender às necessidades de segurança pública da população. Desta forma, assim como no programa de zeladoria urbana, Bairro a Bairro, a cidade foi administrativamente regionalizada e subdividida em 10 regiões para tornar mais eficaz a prestação dos serviços públicos.

O patrulhamento preventivo da Ronda Regional em cada região acontecerá com as viaturas em constante deslocamento em pontos de visibilidade estratégicos definidos pelo comando da Guarda. Será também um policiamento de aproximação aos moradores.

Neste primeiro momento, as equipes irão trabalhar os sete dias da semana, das 11h às 20h, e em algumas regiões até às 3h de manhã, de acordo com o tipo de índice criminal encontrado em cada localidade.

Confira as regiões onde as novas viaturas irão atuar:

Região 1 – Parque Suburbano

Região 2 – Cohab I, Cohab II, Paulista, Maristela, Alto da Colina e Recanto Paulistano

Região 3 – Vila Santa Rita, Jardim Santa Rita, Jardim Marina e Vila Esperança

Região 4 – Jardim Ruth, Parque Miraflores, CDHU Gióia, Residencial das Flores, Cruz Grande e Vila Olímpia

Região 5 – Amador Bueno, Vila Gióia, Ambuitá, Jardim Alabama e Jardim Cruzeiro

Região 6 – Jardim São Carlos, Vila Nova, Jardim Portela, Sorocabano, Refúgio dos Pinheiros e Nova São Paulo

Região 7 – Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde

Região 8 – Vila Dr. Cardoso, Jardim Itaparica, Jardim Hokkaido, São Paulo, São Francisco, Vila Aparecida, Colinas de São José e Jardim São Luiz

Região 9 – Jardim Santa Cecília, Jardim Briquet, Bela Vista Alta, Bela Vista Baixa, Parque Wey e Vale do Sol

Região 10 – Jardim Rainha, Jardim Rosemary, Jardim Julieta, Bairro dos Abreus, Residencial Vale do Sol, Jardim Itapevi, Vila Aurora, Parque Boa Esperança, Itamarati e Vila São João

Número de WhatsApp será adesivado nas novas viaturas

Atualmente, a GCM de Itapevi conta com 48 viaturas, sendo 18 delas para patrulhamento preventivo, 15 motocicletas, três veículos de trânsito, três escolares, três para o Canil, duas da ROMU, duas para atender a Banda da GCM, uma Base Móvel e um micro-ônibus.

A corporação tem 225 homens e mulheres na ativa, com a missão de patrulhar as ruas da cidade e levar mais segurança e tranquilidade ao morador.

Em casos de emergência, a população ainda poderá acionar a GCM pelo telefone 153 (24 horas).

Continue Lendo

Notícias

GUARDAS MUNICIPAIS PODEM REALIZAR POLICIAMENTO OSTENSIVO

#Avisoaosnavegantes

No dia 12/12/2024 aconteceu no STF mais uma sessão de julgamento sobre as atribuições das Guardas Municipais, e nos parece que a a justiça será feita em prol do povo brasileiro que tanto clama por segurança pública.

Ainda em andamento, o STF em data posterior vai retomar o julgamento adiando.

O caso é de grande repercussão e acontece justamente porque o Congresso Nacional de forma Omissa e por excesso de CORPORATIVISMO não coloca em pauta os Projetos que dariam a solução ao caso. Vamos acompanhar!

#Naval

Fonte: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/apos-novos-votos-stf-suspende-julgamento-sobre-atribuicao-da-guarda-municipal-de-sao-paulo/

Continue Lendo

Notícias

JULGAMENTO AGENDADO PARA 12/12/2024

#Avisoaosnavegantes

Nesta semana chega a informação de que no dia 12/12/2024, teremos o julgamento da RE 608588 no STF, onde notamos algumas mudanças e por isso, preocupado com a FENEME, postamos este vídeo para que todos tenham conhecimento e possam também COMENTAR suas opiniões.

#naval#navalpelaguardamunicipal @cnnpolitica @mundodascriancas.jundiai @criandomentores @empoderamentoadolescentes

ATENÇÃO GCMs

JULGAMENTO AGENDADO PARA 12/12/2024 RE 608588

Assunto: STF analisará os limites de atuação das Câmaras de Vereadores para legislar sobre as atribuições das guardas municipais.

Relator: Para o relator do RE, ministro Luiz Fux, a reserva de lei prevista no dispositivo constitucional, § 8° do artigo 144, é muito abrangente, por isso é preciso que o STF defina “parâmetros objetivos e seguros” que possam nortear o legislador local.Data de Andamento relevante:19/02/2021 Andamento: Despacho Observações: “(…) Dê-se vista dos autos à Procuradoria Geral da República, para elaboração de parecer, consignando o reconhecimento da repercussão geral da questão constitucional em debate.”

Data de Andamento relevante: 10/03/2021 Andamento: Manifestação do PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA:

Considerados a sistemática da repercussão geral e os efeitos do julgamento deste recurso em relação aos demais casos que tratem ou venham a tratar do mesmo tema, sugere a fixação da seguinte tese: É inconstitucional lei que outorgue à Guarda Municipal atribuições que extrapolem a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, a exemplo das atividades de policiamento ostensivo fora desse contexto, de polícia judiciária e de apuração de infrações penais. Brasília, data da assinatura digital. Augusto Aras Procurador-Geral da República.

http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=3832832

By Inspetor Fernando Lourenço GCM de Macapá

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates