www.guardasmunicipais.com.br

O Maior Portal de Guardas Municipais do Mundo

Violência Requer Prevenção

marcha-congressoVI Marcha Azul Marinho reúne centenas de guardas municipais em Brasília 

Guardas municipais de mais de 20 unidades da federação reuniram-se nesta terça-feira (3), em frente à Catedral de Brasília, para a "VI Marcha Azul Marinho".

A categoria reivindica a elevação das atribuições das guardas municipais à qualidade de órgãos de segurança pública. A mobilização, que contou com a participação de centenas de profissionais e autoridades políticas, celebra, também, a aprovação do Projeto de Lei (PL 1332/2003), hoje PLC 39/2014 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

O texto regulamenta muitas atividades que já são exercidas pela categoria mas que carecem de legislação específica, entre elas, a de polícia municipal. Logo após a marcha que percorreu a Esplanada dos Ministérios e seguiu até o Congresso Nacional, os guardas municipais participam, neste momento, do VI Seminário Nacional das Guardas Municipais e Segurança Pública.

O evento, organizado pela ONG "SOS Segurança da Vida" em parceria com a Comissão de Legislação Participativa, foi realizado no Auditório Nereu de Ramos da Câmara dos Deputados. O seminário contou com a participação de parlamentares, sindicalistas e autoridades do poder público e teve como objetivo debater os projetos que tramitam no Congresso Nacional de interesse das guardas municipais, sugere um novo modelo de segurança pública e discute ações preventivas de combate ao crime.

Cada dia mais atuante nas cidades brasileiras, a categoria presta serviços em mais de 1.150 municípios, conta com aproximadamente de 130 mil profissionais e já possui mais de 60 entidades classistas, entre sindicatos, associações e ONGs.

Serviço fotográfico: Júlio Fernandes SECOM/CSPB - See more at: http://www.cspb.org.br/fullnews.php?id=15333_vi-marcha-azul-marinho-re-ne-centenas-de-guardas-municipais-em-bras-lia.html#sthash.2HH3BWQa.dpuf