A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou na segunda-feira (17) um treinamento prático para uso de pistolas de eletrocondutividade e sprays de pimenta pela corporação. Um grupo de 55 guardas passará pela capacitação prática, que tem duração total de 20 horas e inclui ainda aulas teóricas.
As aulas práticas ocorrem na sede do Tiro de Guerra, na Vila Industrial, onde os guardas aprendem a usar esses equipamentos na abordagem das pessoas em situação de risco. Equipamentos como esses foram doados à GCM pelo Governo Federal, por meio Ministério da Justiça, para serem utilizados nas ações de combate ao uso e tráfico de drogas na cidade.
No treinamento, são criadas situações reais com uso de simulacros e alvos. As armas de condutividade elétrica têm capacidade menos letal e alcance de seis a oito metros de distância, e as ampolas de spray de pimenta são de gás, para uso em aglomerações, e a de gel e espuma para ambientes fechados e alvos isolados.
Inspetores da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos foram capacitados para operar como multiplicadores de ensino. Inicialmente eles darão treinamento para estes 55 guardas, que foram divididos em cinco turmas de 11 pessoas, mas a proposta é que todo efetivo da GCM passe pelo treinamento.
“Estamos orientando nossos guardas sobre a abordagem tanto a usuários quanto a traficantes, além dos aspectos legais, dos serviços de saúde e de assistência social, para que possam atuar de forma integrada, mas com foco na segurança pública”, disse o inspetor regional da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos, capacitado pelo Ministério da Justiça para a instrução.
Parceria
Pela parceria com o Governo Federal, a GCM recebeu 100 pistolas de eletrocondutividade e 300 ampolas de spray de pimenta (gás, gel e espuma), além de dois micro-ônibus adaptados com câmeras de segurança, quatro viaturas Sedan e quatro motocicletas.
Este trabalho da GCM de combate ao uso e tráfico de entorpecentes na cidade está baseado no plano nacional de enfrentamento do crack e outras drogas, proposto pelo Governo Federal pelo programa “Crack, É Possível Vencer”. Na adesão do município ao projeto, em meados de 2013, a Guarda foi escolhida para atuar nas ações de segurança e prevenção às drogas.