Na última sexta-feira, dia 28, a Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra realizou a formatura de 33 novos GCMs que irão reforçar o efetivo da corporação na cidade, que passa a contar com 210 guardas. O prefeito Fernando Fernandes disse que irá realizar novos concursos em 2015.
Os novos guardas passaram por um longo processo de formação realizado na própria cidade, como forma de aproximar os GCMs da comunidade. Segundo a assessoria da prefeitura, os novos guardas irão reforçar o policiamento nas ruas de Taboão da Serra a partir desta segunda-feira, dia 1º.
Em seu discurso, Fernandes destacou as ações e investimentos realizados na segurança pública e lembrou que o aumento do efetivo é importante principalmente pelo grande adensamento populacional de Taboão da Serra. “Hoje temos o segundo adensamento populacional do Brasil, nossa corporação tem que acompanhar esse crescimento”.
Segundo o secretário de segurança pública, Gerson Brito, em 2015 a prefeitura irá abrir novos concursos para a contratação de mais GCMs. “Esse é um ciclo que não pode parar, alguns guardas da primeira turma já estão se aposentando e precisamos renovar e ampliar a nossa corporação”, afirmou.
A vereadora Joice Silva, que participou do evento de formatura, afirmou que o aumento do efetivo é necessário e importante para a cidade. “O prefeito mostra preocupação com a segurança, sabemos a importância da GCM para a nossa cidade, estão sempre presentes, fazendo seu trabalho e eles são nossos anjos da guarda. Creio que esses 33 novos guardas vão ajudar ainda mais no policiamento da nossa cidade”.
O vereador Cido disse após a formatura que a GCM tem um papel fundamental, ao lado da PM, no trabalho de patrulhamento ostensivo das ruas de Taboão da Serra. “Sem dúvida é uma das melhores guardas do Brasil, com esses novos GCMs esperamos que a população se sinta mais segura”.
Balanço
Após a formatura da nova turma de GCMs, o prefeito Fernando Fernandes fez um balanço os investimentos realizados na área de segurança pública nos dois primeiros anos do seu atual mandato. Além da compra de novas viaturas, armamento, da criação da Romu, das bases móveis e do aumento do efetivo, Fernandes destacou a mudança dentro da corporação como um dos principais trunfos do seu governo.
“A área de segurança cresceu muito na nossa cidade, mas a grande novidade que eu vejo na GCM é a corporação, existe um aspecto de corporação agora. Existiam muitas panelinhas dentro da GCM e recomendei que em primeiro lugar implantasse a meritocracia, que a GCM exerça seu papel de forma exemplar, foi isso que a gente conseguiu”, disse.
Para 2015, Fernandes disse que pretende ampliar o videomonitoramento na cidade como forma de prevenir crimes e ajudar na investigação.